segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Camiseta com estampa de vagina menstruada gera polêmica nos Estados Unidos


 
Petra Collins, fundadora do coletivo artístico Ardorous, criou uma polêmica nos últimos dias ao produzir uma camiseta para a revista VICE em que retrata uma mulher com vagina peluda, menstruada e sendo masturbada.O fato é que as pessoas começaram a intitular a camiseta de “infame”, “nojenta”, “grosseira” e “repulsiva”. Isso demonstra como há muitas mulheres que não conseguem lidar com a própria sexualidade.

Em entrevista à VICE, Petra disse: “ficamos chocados e estarrecidos com algo que está em seu estado natural – é engraçado que de todas as imagens por aí, todas as imagens sexualmente violentas, imagens depreciativas e repugnantes, que logo isso seja aparentemente tão, tão chocante. E a imagem na minha camiseta é só um desenho. Não é sequer uma imagem real. Menstruação – assim como pelos pubianos – realmente emputecem as pessoas. Há um monte de pelos no desenho, acho que deve ser superchocante para um monte de gente. Mesmo assim, não consigo superar isso. Acho que sou muito protegida de certa forma”.

Ainda segundo ela, “sempre me esqueço de como as pessoas têm a mente fechada. Mulheres adultas são ensinadas a reprimir seu corpo ou escondê-lo. Quando a puberdade chega e os pelos começam a crescer, você é ensinada a raspá-los, porque ninguém deve vê-los. Com a menstruação é a mesma coisa, ninguém deve saber dela. É quase pedófilo – e não quero só jogar essa palavra aqui. Mas essa ideologia feminina que temos, de mulheres como meninas pré-adolescentes, é assim que nos ensinam que devemos mudar nosso corpo”.

A estampa da camiseta e seus questionamentos ganharam grande repercussão da mídia norte-americana, tendo destaque em veículos importantes, como, por exemplo, Daily Mail, Huffington Post, e revista Time.
 
Fonte: Mix Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário