terça-feira, 22 de outubro de 2013

Estado do Rio de Janeiro celebra sua 1ª cerimônia coletiva de casamento civil homoafetivo

Casais do estado do Rio de Janeiro que queiram oficializar sua união podem ir preparando o modelito porque vai rolar cerimônia coletiva de casamento homoafetivo. Em uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro, será realizada no dia 8 de dezembro a 1ª cerimônia coletiva de casamento civil homoafetivo fluminense.
A iniciativa envolve ainda a Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SUPERDIR/SEASDH), e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, através do Departamento de Promoção de Sustentabilidade, e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (ARPEN).

Para participar, os casais interessados deverão se inscrever até o dia 30 de outubro pelo Disque Cidadania LGBT – 0800 0234567, que funciona 24h, ou nos Centros de Cidadania LGBT mais próximo da residência do casal. A expectativa é de que cerca de 150 casais participem dessa festa da cidadania LGBT, marcada para as 14h do dia 8 de dezembro, na sede Tribunal de Justiça do Rio.
É claro que um momento tão marcante não poderia ficar sem festa, que rola no Museu Histórico Nacional, após o cerimonial no TJ.

O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, comemora a realização de mais uma cerimônia desse como essa: “a decisão do Conselho Nacional de Justiça, que proíbe as autoridades competentes de se recusarem a habilitar, celebrar casamento civil ou de converter união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo, é de extrema importância. Foi um momento ímpar na história da luta de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais por seus direitos e sua cidadania plena”.
Ele lembra ainda que “já realizamos três cerimônias coletivas de união estável homoafetivas, onde participaram mais de 200 casais homossexuais. Agora damos mais um passo e realizamos a primeira cerimônia coletiva de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. É uma ação afirmativa para chamar a atenção de todos para as conquistas e os desafios na área dos direitos civis e humanos da comunidade LGBT”.

Para que a inscrição seja confirmada, os casais devem apresentar toda a documentação necessária. Poderão participar aqueles que possuem união estável registrada em cartório ou a ata da audiência da união estável com firma reconhecida e registrada em cartório. Veja abaixo todas as informações sobre como se inscrever na cerimônia:

Os noivos, noivas e testemunhas devem reunir a seguinte documentação:
Para o casal:
:: Certidão de Nascimento (de cada cônjuge) – solteiro (a) – original e cópia;
:: Divórcio averbado em cartório – divorciado (a) – original e cópia;
:: Certidão de Casamento e Certidão de Óbito – viúvo (a) - original e cópia;
:: Identidade (original e cópia);
:: CPF (original e cópia);
:: Comprovante de residência de cada um dos cônjuges – original e cópia;
:: Comprovante de renda. Para solicitar a gratuidade de justiça, de acordo com as normas da Defensoria Pública, órgão parceiro do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, o casal deverá comprovar que não tem condições financeiras de pagar a custa do processo;
:: Se o casal não conseguir o enquadramento na gratuidade de justiça, deverá arcar com as despesas do processo, que são entre R$ 250 a R$ 500;
:: Declaração de União Estável ou Ata da Audiência da Declaração de União Estável com firma reconhecida (Rua São José, n° 20, Centro, Rio de Janeiro) e registrada em cartório (Praia de Olaria, n° 155, Cocotá, Ilha do Governador, RJ);
:: Ficha de inscrição preenchida e assinada (casal).

Para as testemunhas (duas por casal):
- Identidade e CPF (original e cópia);
- Comprovante de residência (original e cópia);
- Declaração de testemunhas (preenchida e assinada);

Qualquer dúvida, informação ou solicitação de inscrição o casal pode entrar em contato com o Disque Cidadania LGBT - 0800 0234567 – 24h. Todas as informações estão no site do Programa Estadual Rio Sem Homofobia:
www.riosemhomofobia.rj.gov.br.


Fonte: Mix Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário