segunda-feira, 25 de março de 2013

Mudar o outro...


Outro dia conversando com uma amiga aqui na net ela me falou o seguinte: Não aceito que ninguém me mude! Ou me aceita como eu sou ou pode partir para outra!
É o tal de ser o que não se é...

Eu fiquei pensando no assunto, e apareceu em minhas mãos um texto interessante falando sobre a necessidade que sentimos em mudar o outro. Não necessariamente só a namorada, muitas vezes queremos mudar o pai, a mãe, um irmão, uma amiga...

Não tenho dúvidas de que um dos grandes desafios no relacionamento seja aceitar o outro do jeito que ele é, ou de fazer com que a outra pessoa entenda os motivos para mudar...

De acordo com a escritora Selma Arau, as maiores brigas, por sua vez, nem sempre reflete um desejo de mudança na relação, mas sim, a transformação do outro em alguém diferente do que ele é em prol de si mesmo.
Para ela todo início de relação é uma coisa assustadoramente visceral, carnal, e até devoradora. É possível ficar horas a fio só nos beijos, abraços e ‘amassos’ sem se preocupar, sequer, com a idade, os filhos para criar e contas a pagar.
E só depois, ‘a ficha vai caindo’, na verdade, os pés vão fincando no chão, começa-se a enxergar o outro tal como ele é. Nesse momento, as brigas aparecem com maior frequência. Um tentando mudar o outro. Quanto mais se tenta, mais ambos se firmam no que é. Isso é louvável, pois, se alguém nessa história aderir à mudança exigida para atender ao ‘pedido’ a relação entrará numa base de troca terrível. O perigo do ‘eu mudei por você’ pode, de repente, pedir algo muito caro ao outro, virar um jogo sofrível expresso ou oculto. É sinal de saúde essa preservação do EU, através das brigas, quando das tentativas de cada um para mudar o outro.
Se o casal se gostar, realmente, no nível da maturidade, logo, logo, vai perceber que essa tentativa é em vão. Assim, ou aceita o outro do jeito que ele é, do contrário, o conflito ‘vai e volta’ : ‘você sempre faz isso’; ‘você bebe demais’; ‘vive endividada’; ‘gasta demais’; ‘você manda demais’…e sempre com maior sofrimento a cada retorno desses episódios, ou então, bate em retirada em busca de alguém diferente, mas que terá outras diferenças em relação e daí, novas tentativas de mudanças.

Bem, acima de tudo, eu (Angie) acredito que o diálogo é o melhor caminho. Conversem sobre as diferenças e busquem juntas um meio termo. Uma relação a dois é doação de ambas as partes, afinal dizer eu te amo é fácil, difícil é vivenciar esse amor diariamente, transformar as palavras em ações...
Boa sorte a nós todas...

Beijos..
Angie...

14 comentários:

  1. Tem que buscar entender o outro sempre. Na verdade é uma via de mão dupla, vc dá e recebe. Mas como vc mesma disse não é fácil,mas quem disse que seria não é vdd?
    BEIJOS Angie..

    ResponderExcluir
  2. A pior coisa que tem é quando alguém quer mudar vc.

    ResponderExcluir
  3. Nenhuma relação é fácil e simples. Todo mundo quer alguém, mas o foda é que ninguém percebe que muito mais difícil do que conseguir esse alguém é manter o relacionamento na boa. As pessoas se preocupam com o começo e com o final e muitas vezes esquecem de viver o dia a dia e quão importante é... Portanto é necessário cuidar sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Sol, as vezes esquecemos de valorizar o dia a dia!
      Beijos

      Excluir
  4. Todo mundo muda, não tem outro caminho. É necessário e faz parte dos relacionamentos. O que não pode acontecer é vc se anular por completo em favor da outra pessoa.

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que ceder e fazer diferente é, muitas vezes, necessário ou entao a relação pode não sobreviver, pois quando somos diferentes ( e acontece até mesmo quando somos parecidos) dos nossos parceiros, sempre iremos querer que nossa decisão seja a realizada, contudo, não pode ser assim, como disse minha amada, precisamos chegar a um meio termo. Entretanto eu particularmente acredito que precisamos mudar de atitude quando o outro se esforça para se tornar uma pessoa melhor, ao meu ver, precisamos nos tornar melhor também e não apenas ficar olhando o outro mudar. Para mim, é uma questão de valorizar e amadurecer, a relação, o outro e a si mesmo.

    ResponderExcluir
  6. “Na verdade, aos poucos descobrimos que os outros são nossos espelhos e nos devolvem a luz, as ações e os sentimentos que lhe passamos.”

    Flavio Souza

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto, um dos melhores na minha opinião.

    Penso eu que, MUDAR É PRECISO! Afinal nada estático tem vida em si mesmo. E que numa relação (madura) existe um colaborar, para que o outro se torne uma pessoa melhor, e vice versa, e para isso há que se apontar sim, claro, com respeito e amor, os pontos negativos uma da outra, ou um dos outro. É como alguém já disse: "Uma mesma verdade pode ser aceita ou não, dependendo apenas da maneira como é dita."
    Mas é claro que isso não não se aplica em que querer mudar alguém só pra que fique mais ao meu gosto, ou melhor dizendo, pra que se "molde" a mim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou do texto. O assunto é mesmo interessante. Grande beijo e volte sempre!

      Excluir
    2. Não tem de que Angela.

      Excluir
  8. Adorei a resposta, anônima, você escreve e se expressa muito bem.

    ResponderExcluir
  9. http://youtu.be/dWkuctZkMn4

    ResponderExcluir
  10. esse negócio de mudar para o outro acaba anulando a pessoa isso sim. Tudo começa devagar de depois quando vê já era.

    ResponderExcluir