quinta-feira, 14 de março de 2013

Símbolos populares para as lésbicas


1. Bandeira arco-íris
Esta é o símbolo gay mais popular dos dias de hoje. Foi criado pelo artista Gilbert Baker em San Francisco. Esta bandeira pode ser encontrada nas antigas culturas Africanas, Americanas e Gregas. O Gilbert Baker criou assim um símbolo que unisse todos os gays, e foi inicialmente usado na parada do orgulho gay de San Francisco. As cores significam a diversidade e a sua junção a tolerância. Cada cor específica simboliza um aspecto diferente da vida. O rosa significa a sexualidade, o vermelho significa a vida, o laranja simboliza a cura, o amarelo simboliza o sol, o verde simboliza a natureza, o azul simboliza a arte, a índigo simboliza a harmonia, o violeta simboliza o espírito. Todo este simbolismo das cores advém das lutas pelos direitos civis americanos e do movimento hippie. Depois da parada do orgulho gay de 1979, esta bandeira passou a ser reconhecida mundialmente. Esta bandeira acabou por ser oficialmente reconhecida e registada pelo Congresso Internacional dos Manufactores de Bandeiras.



2. Interligação feminina
Dois símbolos femininos interligados são uma das imagens mais populares de lésbicas. Este símbolo começou a ser utilizado nos anos 70, e hoje é muito usado em tudo o que tenha a ver com lésbicas, até mesmo em arte e em joalharia.







3. Triângulo negro
O triângulo negro invertido é um dos símbolos mais reconhecidos pelas lésbicas. Este símbolo surgiu durante a segunda Guerra Mundial, quando os homossexuais eram perseguidos pelo regime Nazi. Muitas lésbicas foram mortas e levadas para campos de concentração sofrendo os horrores característicos desses locais. Os homens homossexuais foram castrados e aprisionados até à morte. Este triângulo era de uso obrigatório, não só em homossexuais, mas também em judeus, prisioneiros políticos e criminosos. Feministas, prostitutas e lésbicas eram obrigadas a usar este triângulo negro invertido. Na Alemanha, durante esta época, a mulher homossexual não era digna de viver entre as mulheres e os homens heterossexuais, pois não era considerada capaz de procriar, e de ter uma vida social como uma mulher heterossexual. Nos dias de hoje este símbolo é usado por lésbicas como um símbolo de luta pelos direitos e contra a discriminação.



4. Triângulo rosa
Tal como o triângulo negro, este símbolo advém da Alemanha da segunda Guerra Mundial, onde qualquer tipo de manifestação homossexual era proibida e punida. Este símbolo é usado nos dias de hoje para que não se esqueçam que os gays também foram vitimas dos horrores da Alemanha nazi e que a liberdade e direito à diferença é um bem essencial à vida humana.




5. O Lambda
Este símbolo, de origem grega, significa a liberdade e a libertação . Os gays associam o lambda à união. Este símbolo indica energia, tal como na física. O lambda foi declarado símbolo oficial gay desde 1974. Este símbolo é usado, quer por gays, quer por lésbicas.


6. Bandeira do orgulho bi
Esta bandeira, embora seja menos conhecida que a bandeira do arco-íris, é conhecida como a bandeira dos bissexuais. A ideia desta bandeira surgiu do Michael Page em 1998. O seu objectivo foi tornar a comunidade bissexual mais respeitada e mais orgulhosa da sua existência. O azul significa as relações heterossexuais, o rosa as relações homossexuais e a púrpura significa a mistura das cores anteriores, ou seja as pessoas bissexuais.

7. O Labrys
Desde os anos 70 que este símbolo é usado pelas lésbicas. Este machado era usualmente utilizado na região asiática, África e nas sociedades matriarcais europeias. Também é conhecido por ter sido usado pelas Amazonas: uma tribo de mulheres guerreiras e poderosas. O labrys é considerado um símbolo de força e de auto-suficiência. A antiga deusa da antiguidade Demeter era retratada com este símbolo nas mãos, e crê-se que existiam rituais de sexo lésbico associados a esta deusa. Muitas associações lésbicas usam este o labrys como símbolo de força e de batalha pelos seus direitos.


8. Símbolo da bissexualidade
Na Austrália este símbolo é usado para representar as relações bissexuais. É uma espécie de combinação do ying com o yang e com o símbolo masculino. Desde 1983 que este símbolo foi adoptado pelos bissexuais australianos e cada vez mais começa a ter uma dimensão internacional.
A verdade é que as pessoas que são verdadeiras consigo mesmas, são mais felizes. Aceitar a orientação sexual, seja ela qual for é a melhor forma de viver a vida. Aceitar-se é o caminho, só desta forma se consegue ser feliz...

Um comentário:

  1. Oi Angie. eu não conhecia alguns desses símbolos não. Como esse que vc usa no seu blog o tal de Lambda, legal eu gostei do Labrys tanto do desejo como do que significa, força e auto-suficência.

    ResponderExcluir