terça-feira, 30 de abril de 2013

Agora chegou “nossa” vez vou cantar....


Embalada pelo ritmo da música cantada por Benito de Paula, trago a alegre notícia, de que Santa Catarina é
o décimo segundo Estado do Brasil, a estabelecer a equivalência entre uniões gays e héteros. Para muitos, isso nem é mais uma novidade, mas acreditem, para o meu Estado, essa ação com certeza é um grande passo para uma melhor aceitação aos direitos
A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) de Santa Catarina formalizou a união civil entre pessoas do mesmo sexo nesta segunda-feira, ontem, 29.
O estado da região Sul é o 12º a estabelecer a equivalência entre casamentos gays e héteros. Além de Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Espirito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, São Paulo e Sergipe, o Distrito Federal que também permite a união legal entre pessoas do mesmo sexo. 
Com a decisão, que amplia a interpretação do artigo 629 do Código de Normas da CGJ, não apenas a união estável, que já é permitida desde 2011, mas também o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo poderá ser realizado. 
A medida foi aprovada após requerimento apresentado pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Em 2011, o Supremo Tribunal Federal  eliminou a exigência de diversidade de gênero e determinou o processo de habilitação para casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.
 “Esta decisão mostra que a Corregedoria-Geral da Justiça encontra-se atenta aos desdobramentos das decisões jurisdicionais que tratam do tema. Com isso, Santa Catarina alinha-se ao decidido em diversos Estados e passa a permitir que cada vez mais pessoas tenham acesso à cidadania” disse o desembargador Vanderlei Romer , corregedor-geral da Justiça, em comunicado. 

Fonte: DC-SC /IG-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário