terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Traição: perdoar é difícil


Encarar a infidelidade nunca é fácil, pois entram em jogo fatores como autoestima, confiança, cumplicidade, vida sexual e muito mais. É claro que é possível superar o sofrimento inicial, perdoar e dar continuidade à relação. 
O problema é que, frequentemente, o perdão não faz com que a pessoa traída se esqueça por completo do ocorrido, e passa a esconder sentimentos de dúvida, ciúme e um medo terrível de que uma nova traição aconteça.
Essa paranoia oferece o risco de colocar a perder um relacionamento que pode e vale a pena ser reconstruído. Para acabar com a insegurança ou, pelo menos, mantê-la em um nível saudável e menos dolorosos, confira três orientações básicas:


Perdoe de fato, não da boca pra fora

Segundo Thiago de Almeida, mestre pelo Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), não são poucas as pessoas que tentam evitar os conflitos para preservar a relação em momentos difíceis como uma traição.
"Há quem tente simplesmente colocar uma pedra sobre o assunto, em vez de esmiuçá-lo, o que transforma o perdão em algo superficial. Por fora, a pessoa quer mostrar que tudo está bem, mas internamente fica analisando o tempo todo o comportamento do parceiro, em busca de pistas sobre uma nova infidelidade", diz.

O psicólogo diz que quem foi traído e não consegue desculpar de verdade, em vez de gastar energia e se concentrar nos novos rumos do romance, começa a perseguir o outro, vasculhar suas coisas, seguir seus passos nas redes sociais. Por isso, discutir a relação é necessário para superar o problema. E isso não significa apontar os erros de cada um, mas assumir responsabilidades e novos comprometimentos.

Não se apegue detalhes

Questionar alguns pontos sensíveis do relacionamento para tentar elaborar ou até mesmo explicar a traição é uma coisa. Tentar descobrir os detalhes, inclusive os mais sórdidos, sobre em que circunstâncias ela aconteceu é outra bem diferente (e muito nociva). O que importa se o sujeito que a fez perder a cabeça é careca e tatuado? Faz diferença saber como é o carro da mulher com quem ele foi para a cama? Evite alimentar ainda mais a paranoia.
"Pior ainda é forçar o traidor a contar os pormenores sobre as relações sexuais que tiveram. Isso só serve para se machucar ainda mais, e em um momento em que é preciso ser uma pessoa inteira para reconstruir a autoestima e ter um olhar diferente sobre a relação", conta a psicóloga Raquel Fernandes Marques. Ela afirma, ainda, que em muitos casos o sexo só funcionou como uma válvula de escape, não como a motivação principal para a infidelidade. "É claro que é preciso conversar sobre o que houve, senão o tema vira tabu. Mas certas particularidades não têm a ver com a história do casal, e é ela que merece ser analisada", declara Raquel.
Dê um voto de confiança

Você perdoou a infidelidade, a convivência vai bem, seu parceiro parece realmente arrependido, mas a insegurança volta e meia marca presença na sua cabeça. Abra o jogo sobre seus sentimentos; afinal, o diálogo sempre é o melhor caminho para solucionar qualquer crise na vida de um casal. No entanto, não transforme as confissões em um mecanismo de cobrança e de vingança.

"Agir dessa forma é condenar ao fracasso um relacionamento com chances de dar certo, de se restabelecer", afirma a terapeuta sexual e de casal Carmen Janssen. Por mais que doa, ela explica que é preciso ter consciência de que, se a traição aconteceu, é porque houve espaço para a entrada de uma terceira pessoa.

Assumir a parcela de responsabilidade sobre o que houve é sinal de maturidade e ajuda a enxergar o parceiro como ele de fato é, e não sob a visão distorcida da mágoa e da raiva. "E é necessário dar um voto de confiança, acreditar na palavra alheia. Afinal, vocês construíram uma história juntos. Em vez de se concentrar nos erros, que tal pensar nas coisas positivas do relacionamento e, assim, seguir mesmo em frente?", diz Carmen.

Fonte: Heloísa Noronha/Do UOL, em São Paulo

32 comentários:

  1. A traição é um veneno que corrói a alma e que vai matando aos poucos
    Se alguém trai alguém, é porque não merece esse alguém!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. É uma dos piores mal que alguém pode fazer a quem o (a) ama, Embora seja cada vez mais comum, isso não diminue em nada a dor causada por esse ato de covardia.

      Excluir
    2. Eu também penso dessa forma, a traição é covardia. Se não está feliz termina e vai viver a vida feliz e deixar a companheira livra para ser feliz.

      Excluir
  2. Duvido quem perdoa de verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc. Axo q as pessoas não esquecem assim não.

      Excluir
  3. Gente mas as vezes vale a pena investir na relação quem sabe uma segunda chance seria o mais correto.

    ResponderExcluir
  4. Vc que pensa que é fácil esquecer uma traição. Eu sou uma pessoa muito dependente do outro, sempre espero de mais da pessoa que esta comigo, me trate com carinho atenção e respeito até porque eu me dedico o máximo quando estou em um relacionamento, mais isso nem sempre é bom existem pessoas que não conseguem te retribuir como você gostaria, então o melhor é não esperar muito do outro, pra mim é dificil; não sei amar pela metade, nem viver sem dá carinho
    eu me sinto bem quando posso fazer alguem feliz. Infelizmente já fui traída e acreditem marca muito.

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que a traição só acontece quando umas das partes está insatisfeita ou/e é cafajeste, pois se há amor, cumplicidade e respeito, não há porque trair. Contudo, o que seria considerado traição? Um beijo na boca, um amasso no banheiro, ou uma transa? E quantas vezes, uma, duas ou três? Mas concordo com a Lila, as coisas nem sempre são como imaginamos e muitos de nós merece uma segunda chance. Eu não afirmo que perdoaria, mas também não digo que não...

    ResponderExcluir
  6. Edi se a Angie te contasse que tinha dado uns pegas em uma mulher no banheiro de uma boate como você iria reagir? Encararia como traição ou acharia que tava tudo bem e que isso acontece?

    ResponderExcluir
  7. vou dar minhã opinião um adia ahahaha

    ResponderExcluir
  8. Beijo, amasso, transa, eu considero tudo isso traição.

    ResponderExcluir
  9. Isso vai da cultura de cada um, existem países onde o homem pode ter várias mulheres. Por acaso isso é traição?

    ResponderExcluir
  10. Eu perdoei e não me arrependo. Confesso que depois dos problemas que enfrentamos eu e minha namorada estamos bem melhor. Eu percebi que as minhas atitudes acabaram afastando ela e com isso eu quase a perdi. è preciso conversar, buscar uma solução. Quando se ama se perdoa!

    ResponderExcluir
  11. Sol, bem não estaria e ela só faria isso se a relação tivesse desgastada, e concordo com a anônima, as vezes nós tratamos tão mal nossas namoradas, que elas num ato insano ou para chamar a atenção, cometem esse tipo de erro. Mas cada um sabe "onde aperta o sapato" e não há nada que uma (ou umas) boa conversa não resolva as coisas, seja para perdoar e continuar ou para terminar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hora, se há insatisfação, converse, nada como uma "DR" pra acertar as coisas e seguirem em frente sendo feliz, se ainda existir amor, admiração e principalmente, respeito.
      Mas se já é uma coisa crônica, que não se quer mais levar adiante, termine, seja honesta com a pessoa e com seus princípios e valores, se os tiver rsrs....

      Traição é infidelidade. Se algumas das partes já considera a possibilidade de trair já é invidência de falta de interesse pela pesoa com quem está.

      "O meu eu de mulher possessiva, ciumenta e exclusivista acredita que até um cumprimento é traição, um desejo escondido então...Crime inprescritível, inafiançavel, digno de pena de morte, e não se fala mais nisso!" kkkkkkkkk


      Excluir
    2. Mas eu tbm penso que se aconteceu, mas a traidora demonstrar verdadeiro arrependimnto, o perdão é possível e sim, pode valer apena.

      Excluir
    3. kkk Gostei desse meu EU de Mulher Possessiva, ciumenta e exclusiva kkkk ... Bem eu demorei a comentar pq eu sou radical nesse assunto. Para mim traição não tem volta. Eu me conheço e acho que seria muito difícil voltar a confiar novamente. eu acho que se a relação não está boa é mais fácil abrir o jogo, falar a verdade e pronto. A DR mencionada pela anônima ali em cima, tem que ser antes da traição, pois depois é tarde. Claro isso na minha opinião...
      Beijos meninas e obrigada por participarem!

      Excluir
    4. Isso quer dizer que se a Edi aprontar você não perdoaria, mesmo com todo esse amor que você diz sentir por ela?

      Excluir
    5. Eu a amo e não tenho dúvidas sobre isso Mari, mas com certeza se houver traição esse sentimento iria morrer, como eu disse anteriormente, não conseguiria confiar ou até mesmo perdoar. É isso...

      Excluir
  12. Nossa essa palavra "TRAIÇÃO" me causa até arrepios sabe!
    Bom, nós todos não podemos falar q não eh perdoável sabe, eh difícil falar pois amanhã vc pd morder a língua!Mas fica muita desconfiança neh, eh complicado levar um relacionamento após uma traição!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tata, eu removi sem querer o seu comentário aqui em cima, mas consegui publicá-lo novamente aqui em baixo kkk e vou responder ..
      beijos!

      Excluir
  14. Angie vc é ciumenta? ou eu deveria fazer essa pergunta para a Edi? kkkk

    ResponderExcluir
  15. Anônimo 4 de março de 2013 11:25. Eu acredito que ser possessiva, exclusivista e ciumenta é tão nocivo pra relação quanto a infidelidade, pois o respeito dificilmente sobreviveria num ambiente assim, e se não há respeito, ao meu ver, o amor já não importa mais.

    ResponderExcluir
  16. Nossa nada pior que alguém possessiva. Te sufocando e a todo momento fazendo cobranças. Eu acredito que o relacionamento só funciona quando se tem liberdade. Eu tenho namorada, mas saio a hora que quero e ela também. Essa coisa de ficar grudada o tempo todo comigo não funciona!

    ResponderExcluir
  17. Traição é foda mesmo, mas tem horas que a gente faz a merda e aí só resta se arrepender.

    ResponderExcluir
  18. Pior é aquela que trai, peder perdão, diz que vai mudar e recebe uma segunda chance e aí faz a mesma coisa. Traição pra mim não tem mais perdão!

    ResponderExcluir
  19. As vezes a traição é consequencia de uma vida infeliz no casamento. Não estou dizendo que é o certo, mas muitas vezes só quem sabe é quem já passou por isso!

    ResponderExcluir