domingo, 12 de janeiro de 2014

Canadá pede que Rússia respeite gays na Olimpíada de Sochi

O governo canadense fez um pedido formal ao governo russo pedindo que atletas LGBT não sejam
discriminados no país que vai sediar a Olimpíada de Sochi, em fevereiro.
O pedido é justificável, já que a terra de Vladimir Putin pune a tal “propaganda gay” em frente a menores de idade desde meados de 2013. Inúmeros casos de violência homofóbica na Rússia também foram relatados durante este ano.

Segunda a agência “Efe”, o ministro das Relações Exteriores do Canadá, John Baird, redigiu uma carta endereçada ao chefe da mesma pasta na Rússia, Serguei Layrov.
“O Canadá segue preocupado pela legislação aprovada em junho de 2013 que proíbe a ‘propaganda de relações sexuais não tradicionais entre menores’”, escreveu Baird.
“O Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Olímpico Canadense receberam garantias do governo de que esta lei não afetará aqueles que participarem dos Jogos de Sochi. Pedimos à Federação Russa que estenda a todos seus cidadãos, assim como aos visitantes estrangeiros, a total proteção dos direitos humanos, incluindo que não haja ameaça de violência, assédio ou discriminação sobre a base da orientação sexual”, solicitou o ministro canadense.
De acordo com o site “Opera Mundi, a carta de John Baird também sugere que Ottawa prevê problemas durante os Jogos de Inverno que serão realizados em fevereiro na cidade turística russa.

Baird incluiu no pedido a Lavrov o estabelecimento de “um ponto de contato apropriado com o governo russo para assuntos consulares durante (os jogos de) Sochi” e mostrou confiança em que a Rússia “permitirá acesso rápido e regular a qualquer cidadão canadense”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário