segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Campanha usa princípio olímpico para protestar contra lei antigay da Rússia

Está lá, na Carta Olímpica. Nos sexto princípio fundamental do Olimpismo, é condenada qualquer
discriminação dentro do esporte. E, inspiradas no texto, duas organizações uniram esforços e lançaram uma série de artigos de vestuário como forma de protesto contra as leis antigays da Rússia, antes dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 2014.
Com o apoio de diversos atletas, as organizações All Out e Athlete Ally organizaram a campanha, batizada de “Princípio 6”. Em artigos vermelhos, como camisas, cuecas e casacos, reescreveram o texto da Carta Olímpica.

- O esporte não discrimina em termos de raça, religião, política, gênero ou outros.
Membro da diretoria da Athlete Ally, Brian Ellner afirmou que a campanha é uma forma segura para que fãs e atletas se mostrem visíveis e tomem uma posição.
- Isso é enormemente importante, mas nosso maior desafio continua sendo manter o mundo focado na violência real e na intimidação que a comunidade L.G.B.T. russa vive – disse, em entrevista ao jornal americano “The New York Times”.
Mantida pelo governo russo após reavaliação no final de julho deste ano, a lei antigay permite que qualquer atleta ou torcedor, gay ou defensor dos direitos dos mesmos (incluindo atletas e treinadores) seja preso por até 14 dias e, em seguida, expulso do país caso tenha atitude de divulgação do que é designado como “propaganda homossexual”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário