segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014: saida do armário

Emily Rios - atriz
Americana (25 anos)
Conhecida no Brasil por meio da série "Breaking Bad", Emily Rios resolveu revelar-se lésbica ao site “After Ellen”, em matéria publicada no mês de julho. Na época, ela anunciava sua participação na série “The Bridge”, do canal FX, onde interpretaria uma personagem homossexual. "Ela é gay e mexicana e é por isso que eu amo a personagem. Tive de lidar com os mesmos tipos de situação com a minha própria família”, afirmou. A atriz também contou que sua mãe foi resistente a sua orientação sexual por medo das dificuldades que a filha poderia encontrar.

Andreja Pejic - Modelo
Australiana (23 anos)

Famosa por suas fotos nas revistas Elle e Vogue França, Andreja Pejic, assumiu publicamente sua transexualidade no dia 24 de julho. Em entrevista para a ONG GLAAD, orientou: “Para todos que estão por aí, eu gostaria de dizer para se respeitarem não importa qual gênero ou orientação sexual você tenha”. Já no Facebook, ela completou após a revelação. “Queria agradecer a todos pelo amor e apoio. Vocês me ajudaram a passar por essa jornada e eu aprendi muito (...) Minha recente transição não me transformou em alguém diferente. Mesma pessoa, nada de diferente, só um sexo diferente. Espero que vocês entendam”, concluiu.

Vicky Beeching – cantora gospel e teóloga
Norte americana (35 anos)
Em entrevista publicada no dia 14 de agosto pelo jornal britânico The Independent, Vicky Beeching surpreendeu os fãs ao dizer que era lésbica. Revelou que, quando tinha 29 anos, ao começar um tratamento severo contra uma doença auto-imune, que causava lesões na pele e poderia levar a morte, resolveu acertar as contas com a sexualidade e não escondê-la mais. “O que Jesus deixou foi uma mensagem radical de boas vindas, inclusão e amor. Eu tenho certeza que Deus me ama do jeito que sou e eu tenho um grande senso para comunicar isso aos jovens”, declarou.

Patrícia Yurena – Modelo e ex-Miss Espanha 
Espanhola (24 anos)

Eleita Miss Espanha por duas vezes, em 2008 e 2013, Patricia Yurena tornou-se a primeira na história do concurso nacional a afirmar sua homossexualidade. No dia 19 de agosto, Yurena usou sua página no Instagram para partilhar uma fotografia com a sua namorada, Vanesa Cortes, cantora e DJ espanhola. A fotografia trazia a legenda “Romeu e Julieta”. Depois da repercussão, acrescentou via imprensa: “Não me arrependo do que fiz porque estou feliz com o que está acontecendo na minha vida”. “Eu publiquei a foto de forma espontânea. Agradeço pelo apoio”, acrescentou.
 
Alessandra Maestrini – Cantora e atriz
Brasileira (37 anos)

Muito conhecida após interpretar a empregada Bozena da série “Toma lá, dá cá”, Alessandra Maestrini resolveu assumir ser bissexual em entrevista à revista Caras, publicada em 13 de novembro. “As pessoas costumam assumir o seu amor e não a sua sexualidade. Não as julgo. Mas eu aqui estou me assumindo, não porque esteja apaixonada e nem mesmo porque esteja procurando um amor para o momento. Não é o caso, definitivamente. Estou me assumindo porque estou exausta (por seconder). Pra mim já deu”.
 
Lauren Morelli – Roteirista
Norte-americana 

Roteirista do seriado americano “Orange is the new black”, Lauren Morelli revelou sua homossexualidade em artigo para a revista Mic, no dia 21 de maio. Foi justamente ao escrever cenas para as personagens Piper e Alex (ex-namoradas na série) que percebeu maior clareza sobre sua sexualidade. “Eu encontrei uma porta-voz para meus próprios desejos e vislumbrei como poderia ser meu futuro”, escreveu. Laurem se divorciou do marido e anunciou, em setembro, que está namorado a atriz Samira Wiley, interprete da personagem Poussey no programa.


Geena Rocero – Top Model
Filipina (31 anos)

Numa palestra comovente e pessoal, a top model confirmou ser transexual durante um discurso para o lançamento da campanha contra a transfobia 'Gender Proud', no dia 31 de março. Revelou que o ativismo dos transexuais está lhe dando um senso inteiramente novo de orgulho e propósito. Por ter nascido num corpo de menino, a top lembrou que, ao ver pela primeira vez uma foto sua vestida com um biquíni, ficou fora de si. "Pensei: 'Você chegou!'", disse com orgulho.


Ellen Page – Atriz
Americana (26 anos)

Famosa por seu papel de adolescente grávida no filme "Juno", Ellen declarou-se lésbica no dia 14 de fevereiro, durante conferência sobre os direitos dos homossexuais em Las Vegas, nos Estados Unidos. "Estou aqui hoje porque sou homossexual. E porque talvez possa causar um efeito positivo”, discursou. “Estou cansada de me esconder. Sofri durante anos porque tinha medo de dizê-lo. Mas aqui estou hoje, com todos vocês, no outro lado de todo esse medo que me afetou mentalmente e em minhas relações", completou a atriz.
 
M.K. Nobilette – cantora
Norte americana (21 anos)

Nobilette chegou ao top 10 do reality show American Idol, momento em que resolveu se assumir lésbica num programa conhecido por não falar a homossexualidade de qualquer competidor, em nenhuma das 13 edições anteriores. “Se eu quero que a América me conheça, eles têm de saber sobre minha sexualidade”, revelou a competidora no dia 12 de fevereiro. Nobilette acabou se tornando a primeira homossexual assumida de toda a história do Amerian Idol.


Casey Stoney – jogadora de futebol
Inglesa (32 anos)

Capitã da seleção da Inglaterra, Casey declarou ser lésbica em entrevista à BBC em 10 de fevereiro. "Eu estava vivendo uma mentira. Nunca escondi no meio do futebol feminino, porque é aceito, mas para o mundo eu nunca havia falado", disse. "Acredito que é muito importante me assumir como uma jogadora gay (...) Você ouve sobre pessoas que tiram a própria vida por serem gays. Isso nunca deveria acontecer. Como eu posso esperar que as pessoas se revelem se eu não faço a mesma coisa?", questionou.
 
 Jin Tai – cantora
Taiwanesa ( 32 anos)

Foi em novembro, para o jornal China Times, que Jin se tornou a primeira cantora de Taiwan a afirmar sua homossexualidade. Desde que completou 32 anos no mesmo mês, a artista disse que decidiu encarar “honestamente passado e futuro, incluindo seu status de relacionamento”. Jim só tomou coragem de contar ao pai que era lésbica dias antes, e que sua reação a fez chorar. “Eu espero que você seja abençoada e feliz na segunda metade de sua vida”, ouviu do pai. Jin tem uma namorada há quatro anos e planeja se casar no Canadá, onde o casamento gay é legalizado e a namorada tem cidadania.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário