terça-feira, 27 de agosto de 2013

Relacionamentos e recordações

E aí, esse é o primeiro relacionamento sério que você tem? E a sua namorada, já teve outros
relacionamentos?
Pois é, dificilmente alguém aqui responderá não para as duas perguntas acima. A grande maioria, já teve um relacionamento anterior, uns mais sérios, outros nem tanto, mas desses relacionamentos sempre ficam as lembranças, recordações, muitas vezes não apenas em nossas memorias, mas em fotos, cartas, presentes. O problema é que às vezes no relacionamento atual essas lembranças não são vistas com bons olhos pela parceira e em alguns casos isso pode gerar conflitos.
No texto abaixo, escrito por Eduardo Yabusaki, no site do UOL ele fala sobre o tema: É certo preservar recordações da união anterior? Vale a pena conferir, boa leitura...

Beijos
Angie...

É certo preservar recordações da união anterior?

Cada vez mais nos deparamos com a situação em que os pares se recasam e nessa esteira vem não só álbuns de recordações como todo um histórico associado ao relacionamento anterior. E isso pode ser passível de atritos e até discussões.

Portanto, mais que temer essas situações, é importante que se tenha claro que essas dificuldades podem acontecer e até mesmo criar uma animosidade distorcida sobre a convivência e o cotidiano do casal. Digo animosidade distorcida em função de que talvez não seja um problema em si do atual relacionamento, mas sim de percepções disfuncionais (não saudáveis) que um ou outro cônjuge possa ter a respeito dessa questão. A palavra-chave para lidar com esse problema é serenidade.

Ter ou não recordações pode ter um significado e valor para cada pessoa. Assim não existe o correto ou o errado, mas sim o que isso pode significar para a vida de cada um.
Guardar fotos, objetos ou presentes, pode simplesmente estar associado à lembrança de um bom momento ou boa fase vivida e, portanto, de bons sentimentos. Lembrar-se disso pode ser agradável e prazeroso como registro de vida pessoal e pode não ter nenhuma associação com a pessoa ou sentimentos por ela vividos.
Guardar um álbum de relacionamento anterior pode não ser uma situação confortável para o par, mas é preciso entender que independente das fotos existirem ou não, os fatos existiram, registros na lembrança existem, e isso faz parte da história de cada um. História essa que não pode ser apagada. Por isso, é preciso avaliar se é o álbum que é um problema mesmo ou se algo no relacionamento perturba ou incomoda.
Independente da situação, é importante que se converse a respeito para não alimentar fantasmas entre vocês. Caso contrário, aí sim poderá haver desagrado e contrariedade, tornando o relacionamento difícil e desgastante. Portanto, se isso o incomoda mesmo, fale para ela e desfaçam qualquer dúvida ou insegurança que exista.
Sempre há uma história e um passado e esses farão parte da vida para sempre, não se pode lutar contra isso. Assim, deve-se minimizar essas interferências na medida em que se sinta seguro e importante na vida do outro. Quando se chega a esse termo, nada será mais importante que o relacionamento.
Portanto, apegue-se ao relacionamento e aos sentimentos que você tem pelo outro e deixe esses registros da história pra lá.
Viva, curta e seja feliz!


Fonte: UOL/ Eduardo Yabusaki


46 comentários:

  1. Minha mulher tem fotos da ex e eu não gosto. Tive outros relacionamentos, mas as poucas fotos que tinha eu deixei na casa dos meus pais. achei que era legal recomeçar de verdade, não gosto de relembrar o passado, afinal já foi. Mas ela guarda, diz que tem boas recordações e mesmo com um pouco de ciúmes eu conseguido lidar com a situação. entendo que todos tem ideias diferentes, mas é foda.

    ResponderExcluir
  2. Eu também não gosto, esse negócio de guardar recordações deixa qualquer um chateado. Eu não tenho nada, as fotos ficam em arquivos que nunca vejo e outras coisas eu não possuo. Contudo, há pessoas e pessoas, fazer o que, né? Não podemos jogar fora o que não é nosso...

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho fotos da ex, fez parte da minha história. Não vejo nada de mais nisso, ficou um sentimento de amizade nada mais, como uma pessoa querida que passou, agora eu não fico ligando pra ela nem nada. Já foi e como diz a matéria o que vale é o agora. Amo minha namorada, tenho zilhões de fotos com ela, e caso a gente termine um dia (espero que nunca aconteça) eu não jogarei fora nem as fotos ou presentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quanto às fotos da ex dela? Dos presentes, tudo lá, para quem quiser ver, como se fosse de suma importância?

      Excluir
    2. Conversa com ela e pergunta se ainda tem alguma importância. eu sempre fui franca. Não guardo e não gosto de ver minha namorada com lembrancinhas da ex. Se tem que seja bem guardado.

      Excluir
    3. Anônima, ex é ex, não se deixe levar por coisas tolas, pq se ficar tocando nesse assunto o tempo todo, é bem capaz dela voltar para a ex. Deixe lá, aos poucos vc vai ver que suas fotos, presentes, tomarão o lugar do da ex. Vai por mim.

      Excluir
  4. Eu não gosto, acho chato e falta de consideração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é a namorada dizer que não tem importância alguma, que nem amou a ex como te ama, mas guarda tudo como se fosse um troféu. Sabe o que eu queria? Ter coisas das ex para ela ver também!

      Excluir
    2. Diz pra ela escolher as fotos ou vc

      Excluir
  5. Pois invente algo, encontre uma pulseira ou um anel em um porta jóias velho, abra na frente dela e fique com o olhar perdido. E quando ela perguntar vc diz: ãhh o que vc disse? Ela vai perguntar novamente e vc diz que era da ex e fica com esse olhar melancolico o dia todo. rapidinho ela joga tudo fora. Ah, deixe essa jóia a mostra para que seja uma presença perturbadora por uns dias.

    ResponderExcluir
  6. Meninas, meninas, não deem ideias, pois encontrei coisas do ex guardadas, rsrs.

    ResponderExcluir
  7. Você encontrou fotos do ex da Angie foi Edi?
    Angiezinhaaaaaa como você deixa um furo desses menina?
    Um xero pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que tenha sido um furo. Não tenho nada pra esconder da Edi, quando se trata dos meus relacionamentos anteriores. Eu simplesmente não avaliei a situação, para mim não significava nada, mas para ela acabou sendo chato encontrar a aliança em meio as minhas coisas...
      Um xero pra vc tb kkkk
      Angie...

      Excluir
  8. Gente, mesmo que seja chato, a vida das nossas namoradas como as nossas também, tiveram outras pessoas envolvidas. Eu não gosto, mas procuro não grilar com isso, pq se não a relação fica conturbada com coisas do passado onde nem eu ou ela nos conhecíamos. O q interessa é isso. Minha opinião obvio.

    ResponderExcluir
  9. Com certeza, Lia, mas custa se desfazer de algumas coisas? Se não há importância, guardar para que? O que acho mais chato, não é nem a pessoa ter, é ter e omitir, é dizer que aquele ex não representou nada, mas mesmo assim, ano após ano continuou com os presentes guardados, como se um dia ainda fosse usar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O assunto tá ficando bom, o que foi que vc encontrou da Angie que te deixou chateada? Preciso saber para poder ponderar os fatos. Foram fotos? Cartas de amor? Joias?

      Excluir
    2. Não me diga que são vídeos dos dois juntinhos trocando juras de amor. Aí já é demais. experiência própria, minha ex tinha um vídeo com a outra ex. Adivinha? brigas e mais brigas e aí pronto, cada uma pro seu lado. Isso fazem seis meses, eu estou sozinha e ela também, acho que faltou maturidade, nenhuma das duas quis voltar a atrás.

      Excluir
    3. De fato, com um vídeo de sexo guardado, nem o papa a salvaria da condenação, rsrs.

      Excluir
    4. Ummm vídeos??? Até tinha, mas todos eram descentes, de festas de famílias, mas esses foram pro lixo há algum tempo...

      Excluir
  10. hei hei!!fora ter alguma coisa guardada,uma foto,coisas da vida que a gente teve com outras pessoas antes do que se vive na atualidade? gente isso è normal todo mundo tem coisas do nosso passado,de amigos, namorados, namoradas, pessoas que foram importantes no seu momento e deixaram marca e as que nao tambem e no caso aqui da nossa querida amiga Angie mais que normal e necesario ela ter nao por ela, nao esqueçamos que ela tem uma filha com esse ex, ela tem que manter uma relaçao com ele e fazer que a filha tenha um vinculo com ele entao fotos, presentes,etc que ela conserve nao quer dizer nada alem do que boa relaçao,a final depois dele ela foi namorar uma mulher,e esse passado nao pode interferir nem deve no futuro,nao acham?graças a esse passado ela tem uma mala cheia de historias que ta querendo compartilhar com ...Edi,mas ela vem junto nao tem como largar pra tras, e o mesmo acho que è com a historia de todas,pois o passado, as pessoas que passaram por nossas vidas nos fizeram ou ajudaram a que hoje sejamos como somos e que essa pessoa que hoje esta com nos se apaixonou entao,menos ciumes e mais compreençao para com nos seria muito bom,pra que mais preconceitos entre nos ja temos os que vem de fora nao coartemos as nossas liberdades. e angie vc nao è boba nao vc tem que continuar sendo do jeito que é autentica,beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo em parte, acho que depende de quem é a pessoa do passado, depende de qual história vivemos com ela e depende do que guardamos. Há coisas que devem ser guardadas somente nas lembranças, só o que falta é uma casa com fotos da ex, roupas da ex, livros da ex. Meninas, quem vive de passado é museu, o que passou, passou, a Angie agora é totalmente diferente, nem heterossexual é mais, então pq tenho que aturar as coisas dos ex? Quanto à menina td bem, até convidamos o dito cujo para o aniversário, e o que ele der para a filha, será para a filha, em nada me incomoda, contudo, agora a Angie é minha namorada e não quero nada de ex atrapalhando nossa relação. E não há mais, diga-se de passagem.

      Excluir
    2. Você tem razão, não tem nada de ficar com coisas das ex. Eu não gosto e ninguém gosta, quem diz diferente é porque não passou por essa situação chata e constrangedora. Você vai sair com a namorada e elogia a blusa e ela diz: gostou? foi a fulana que me deu, eu também gosto muito. Minha cara foi no chão, pois eu também já havia dado vários presentes, mas nunca a vi falar assim com tanta empolgação dos meus presentes. Nunca comentei esse fato com ela, fazem quase dois anos, quem sabe um dia eu comente. Estamos juntas e bem, mas sempre lembro desse dia. É muito chato! Ah a blusa sumiu faz algum tempo, não sei se jogou fora ou se guardou para a prosperidade.

      Excluir
    3. Ótimo, esqueça a blusa. Página virada, toque a vida em frente!

      Excluir
  11. Acho que fotos e fatos passados fazem parte, não gosto, mas não tem como evitar. Agora é verdade que não dá para deixar isso atrapalhar um relacionamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não atrapalhou, conversamos e resolvemos tudo em dois tempos, tanto que estou aqui contando história...

      Excluir
  12. Não podemos esconder o passado, mesmo porque ele vem sempre a nos assombra se escondermos, mas é chato ter coisas da ex em todo lugar. eu não gosto e duvido quem goste, com filho ou sem filho.

    ResponderExcluir
  13. Angie minha linda, errar é humano, portanto peça desculpas, mas caso a Edi te de o fora eu estou a disposição hehehe.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica Red Rose, pedido de desculpa feito e tudo está tranquilo, igual água de poço!

      Excluir
    2. Você levou foi uma cantada da Red Rose isso sim Angie. Cuidado Red Rose pra não ser podada antes da hora hehehe a Edi está ligada!

      Excluir
  14. Não, vou dar o fora, não gostei do que achei, não concordei com os argumentos, mas já resolvemos o que fazer com o bendito achado, portanto, águas passadas, rsrs.

    ResponderExcluir
  15. Olha eu gostaria era de saber o que a namorada da Angie achou, estou mesmo curiosa e Angie aparece aqui para comentar e colocar o seu lado da história. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Pior do que as recordações palpáveis são as recordações na memória aquele tipo de coisa, ah a minha ex fazia assim, ah a minha ex gostava disso, ah quando eu estava com a minha ex eu fazia isso ou fazia aquilo. Passamos por essa fase, conseguimos deixar as exs nos lugares certos, passado, não sem antes eu deixar bem claro que odiava aquelas frases envolvendo ex.

    ResponderExcluir
  17. Passado é passado. Não tem que interferir no relacionamento atual. O casal tem que ser maduro para viver o agora e planejar o futuro. Portanto joguem foras ou guardem em um local discreto, fotos velhas, presentes e acima de tudo parem de falar em ex.

    ResponderExcluir
  18. Olá meninas, boa tarde.
    Então, demorei em postar aqui um comentário, primeiro porque estava bastante ocupada na última semana e segundo porque deixei as coisas rolarem aqui, afinal o post foi comentado e se de cara eu tivesse dito o que a Edi encontrou entre os meus pertences acabaria com a curiosidade de vcs. O objeto encontrado foi uma aliança do meu segundo noivado. Um hum, isso mesmo, para quem não sabe, eu fui noiva por duas vezes.
    Sobre ter coisas do ex, eu concordo em partes, que é chato mesmo vc encontrar algo que te remete a ex (no meu caso o ex) da namorada. A bendita aliança estava guardada dentro de uma caixinha com pertences da minha filha, onde vc encontraria aquela etiqueta do hospital, o teste de gravidez, carteira de vacina, alguns brinquinhos e a aliança. Por que guardei? Por nenhuma razão sentimental, podem ter certeza, pensei que no futuro poderia fazer um anel para a minha filha ou um brinco. Mas de acordo com a minha namora o problema não foi nem ter encontrado, mas a forma como eu tratei o fato quando ela me contou que havia achado. Confesso que quando ela falou na aliança eu levei até um susto. Ela estava na minha casa, meu quarto, estávamos nos últimos preparativos para a festa da filhota, na hora fiquei sem ação. A única coisa que eu me perguntava era por que está porcaria ainda estava entre os meus pertences? Pois bem, me calei e esse foi o meu erro. Acabou parecendo que aquele objeto tinha alguma importância. Mas com uma boa conversa e dada às devidas explicações tudo se resolveu.
    Eu sou ciumenta, exemplo disso, foi quase ter pirado quando a Edi recebeu flores da ex no dia do aniversário dela no ano passado. Para piorar a situação todas as fotos da festinha realizada no trabalho mostravam ela toda sorridente com o boque. Outra coisa é ter a ex até pouco tempo trocando e-mails ou utilizando o cartão de crédito dela para fazer compras pela net.
    Eu tento me policiar para que essas coisas não atrapalhem e a Edi faz o mesmo, mas algumas vezes os falecidos “Ex” aparecem, então a melhor forma de resolver o problema é conversar, conversar e conversar...
    Ah além da aliança tenho fotos com o meu primeiro ex, fotos antigas que parecem ser de uma outra vida. No entanto, estarei fazendo uma varredura e vendo o que posso fazer com essas fotos. Em relação a aliança, vai mesmo virar um par de brincos para a filhota...

    Beijos e a todas e obrigada por estarem participando e comentando.
    Angie...

    ResponderExcluir
  19. Angie, até que em fim né. Uma aliança??? Ai meu Deuzes eu também não iria gostar não. Mas que bom que vcs conversaram e que tudo ficou bem.

    ResponderExcluir
  20. Não sei qual o pior, a aliança ou o boque hehehe. Só mesmo com bastante conversa, afinal nós mulheres temos neuras por qualquer atitude.

    ResponderExcluir
  21. O cartão de crédito é o pior, pois se a compra é em muitas vezes esse contato demora meses e meses rsrsrs. Não queria isso pra mim não.

    ResponderExcluir
  22. Pode até ter sido um erro, mas achei que não teria problema, afinal, terminamos numa boa e continuamos amigas, ela me falou de seu namoro seguinte e eu falei da Angie para ela e um dia, me pediu para comprar algo, coisa que sempre fiz para todo mundo, não era exclusividade dela. Contudo, pagou e nos afastamos, o que é um processo natural, pois não havia mais nada em comum entre nós. E falei pra Angie sobre todos os passos e se ela não aprovou, infelizmente não posso fazer nada a respeito... Quanto às flores, também não tinha como devolver e muito menos iria criar uma situação desagradável no meu local de trabalho, mas quando cheguei em casa, coloquei juntos com as plantas e falei pra Angie. Ela odiou, claro, mas foram situações que não pude evitar, ao contrário da bendita aliança guardada por anos. Mas o que me irritou foi o fato dela não ter se pronunciado a respeito, simplesmente não disse nada como se pretendesse continuar guardando o objeto. Todavia, já decidimos fazer brincos para a menina e esse assunto agora só renderá história para contar, nada mais.

    ResponderExcluir
  23. Explicado nos últimos detalhes, agora podemos passar para outro assunto Angie, relendo eu percebi que dá para fazer um post para o experiências contanto esse fato da aliança e faz tempo que você não escreve mais lá na página de experiências. tem que continuar, eram textos muito bons.
    Tudo de bom para você e para Edi que a cada dia amadurecem mais essa relação. Acho que vamos ter casamento mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então Joana, correria aqui menina, mas daqui a pouco eu volto a escrever experiências...
      Grande beijo!

      Excluir
  24. Menos drama meninas, fotos, presentes, vídeos, alianças? O que interessa é o agora.

    ResponderExcluir
  25. Eu não gosto das recordações da minha ex com a outra, me magoa quando as amigas dela falam da ex. A Beta evita pois sabe que não gosto, mas as amiguinhas adoram lembrar como as duas combinavam e que surpresa quando terminaram entre outras coisas. Que ódio viu!!

    ResponderExcluir