quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Feminino no Teatro ganha espaço em evento em São Paulo

Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro será realizado no Instituto de Artes da Unesp , em São Paulo, o I Breve
Panorama: O Feminino no Teatro. Idealizado pela professora Luciana Lyra e os estudantes de História do Teatro e da Literatura Dramática, a iniciativa conta com encenações, performances, leituras dramáticas e debates sobre as formas de representação do feminino na história do Teatro. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao publico.

A primeira edição do evento tem a característica de oferecer aos estudantes oportunidades para apresentação de suas produções. A exigência para os trabalhos selecionados teve relação com a temática do evento: feminino e história. Participarão do I Breve Panorama cenas e leituras dramáticas elaboradas durante a disciplina de história do Teatro, sob a proposta de seminários poéticos, com um teor performático e cênico e com um tema central: o feminino. Também participarão espetáculos criados por estudantes paralelamente às aulas do curso de história.

Luciana Lyra diz que “vendo a qualidade com que os estudantes se empenharam nas suas construções, tive a ideia que propor aos mesmos de unirmos estas 'cenas' em um evento para discutirmos sobre a maneira como as mulheres são representadas em relação ao seu papel na sociedade”.

A organização do evento conta com a parceria da professora Lúcia Romano, também do Instituto de Artes da Unesp. Lúcia participa do Debate - Mesa redonda: Um Teatro Feminino? junto com a professora Luciana Lyra e a debatedora convidada professora Brígida de Miranda, da Universidade do Estado de Santa Catarina. A iniciativa tem também o apoio e participação da professora Carminda André (IA/Unesp), que organizou o Sarau Bacante, cenas livres que ocorrerão na parte do final do evento.

Luciana fala ainda sobre as expectativas para a I edição do evento: “Gostaríamos de abrir uma interlocução entre teoria e prática. Para os próximos anos, penso que podemos intensificar as produções e chamar grupos de outros contextos, além da criação de novos debates e oficinas”. A programação completa você confere clicando
aqui.

Fonte: Mix Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário