terça-feira, 3 de setembro de 2013

A intimidade nos relacionamentos

Eu fui procurar na net, alguns artigos que falassem sobre intimidade. Li vários e juntando com o que penso, escrevi aqui algumas palavras sobre o assunto.
Quando falo de intimidade, não estou falando apenas da intimidade relacionada ao sexo, mas no geral.
Intimidade para acariciar e receber carinhos. A intimidade de elogiar e ser elogiado. A intimidade de planejar e compartilhar uma vida a dois.
O que é intimidade para você? Você sabe como construir intimidade?
A resposta da primeira pergunta depende muito de cada um, a segunda fica um pouco mais complicada. Construir a intimidade é um exercício diário.
Muitas pessoas hoje reclamam da falta de intimidade nos seus relacionamentos, dizendo que são frios ou distantes. E é verdade que temos uma sociedade que preza pela distância disfarçada de independência, como diz  a música do conjunto Capital Inicial; “procuramos independência acreditamos na distância entre nós”.
No entanto, muitas vezes essa independência não traz um contentamento para o casal.
 
No domingo, eu estava trabalhando na rádio e um dos programas era Casados Para Sempre, claro que era um programa voltado para o mundo hétero, mas falava de relacionamento e sobre questões financeiras. Portanto, na minha opinião,  vale para todos héteros ou homos. Em uma das falas do apresentador, ele disse assim: “hoje o casal tem contas separadas no banco, dividem as contas da casa e decidem sozinhos o que fazem com o dinheiro que sobrou. Essa independência aos poucos gera discussão. Afinal a esposa queria sapatos e bolsas novas, já o esposo queria um novo aparelho de som para o carro, essas pequenas coisas,  minam um casamento”
Pois é, até na independência tem que ter a intimidade. É necessário conversar.
 
A palavra intimidade implica uma habilidade; a habilidade em ser íntimo. Íntimo é uma qualidade que reflete “algo em comum”. Assim, intimidade significa “a habilidade para ter coisas em comum”. O que tornamos comum é escolha nossa e conheço vários casais que são super íntimos na briga e na discórdia, conheço outros que são íntimos em sonhos e desejos e outros sem intimidade alguma.
Como se constrói uma intimidade? São os momentos de paz, alegria ou são os de turbulência? Quando vamos conversamos, estamos sabendo o que queremos ou estamos esperando que a outra adivinhe? Quando queremos carinho, vamos até a nossa companheira  e fazemos carinhos ou ficamos cobrando? Quando fica chateada, conversa e fala sobre o assunto ou coloca para debaixo do tapete?
Construir uma intimidade verdadeira, onde existe o diálogo, o respeito, o carinho e a compreensão não é tarefa fácil, mas também não é impossível . É necessário empenho, dia após dias, só assim, vamos conseguir  ter e preservar essa intimidade com a parceira.
Quanto mais dispostas estivermos de viver uma intimidade, mais conseguiremos cultivar o amor, a beleza, a paz e  a compreensão nos relacionamentos.
Dá trabalho? Com certeza, mas, no entanto, o que recebemos em troca não enche o nosso bolso, mas sim a nossa alma.
Beijos
Angie...
Texto com base no artigo de:  Akim Rohula Neto

14 comentários:

  1. Está cada vez mais difícil a intimidade em um relacionamento. Hoje é tudo muito superficial e os relacionamentos lésbicos então nem se fala.

    ResponderExcluir
  2. Relacionamento sério é quase artigo de luxo.

    ResponderExcluir
  3. Luxo até pode ser, mas algumas pessoas encontram e conseguem viver uma linda história de amor. Eu acho que a intimidade é essencial em um relacionamento, não é fácil mesmo, mas tem que tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentar e alcançar; se não houver intimidade, com certeza o relacionamento vai fracassar.

      Excluir
  4. Eu tenho um relacionamento sério e tenho amigas que teem relacionamentos sérios (a E e a J até casaram no civil, com direito a juiz de paz e tudo), acho que isso independe de sermos homossexuais ou não, contudo, é fato, que nos últimos tempos as pessoas têm dado mais prioridade à diversão e ao sexo sem compromisso que ao namoro sério e até mesmo ao casamento. E quanto à intimidade ela é necessária e vital para o futuro do relacionamento, visto que, sem intimidade não é possível construir solidamente um diálogo e muito menos expressar os sentimentos e desejos, muitas vezes guardados a sete chaves. Por isso, quando falo a respeito da longevidade de um relacionamento, falo primeiramente de intimidade e ela é consolidada no dia a dia, não é algo que aparece de repente.

    ResponderExcluir
  5. A intimidade é a base de um relacionamento verdadeiro, difícil? sim, mas não impossível.

    ResponderExcluir
  6. Difícil demais essa é a verdade. A cada dez relacionamentos lés q conheço, nove acaba em briga desilusão e intimidade zero.

    ResponderExcluir
  7. Meninas, também não precisam ser tão pessimistas, ainda há muita mulher carinhosa, compreensiva e disposta a um relacionamento sério, basta procurar na pessoa certa e não creio que a intimidade seja algo tão raro, ao contrário, ela facilmente é alcançada se as duas estiverem dispostas a abrirem suas mentes e seus corações. Claro que a maioria de nós foi educada para respeitar os tabus, mas entre quatro paredes e com a pessoa que vc ama, não é preciso haver proibições ou repeito às regras sociais, o que satisfaz as duas, satisfaz e é o que deve ser feito.

    ResponderExcluir
  8. Antes de me envolver com uma mulher eu tinha medo de na hora H não condizer com as expectativas esperadas, mas não tive nenhum problema em compartilhar minha intimidade com ninguém, mas minha namorada, 20 anos mais velha, que já tinha namorado um monte de mulher, tinha vários problemas com a intimidade dela, tanto que por causa disso me desiludi com o sexo e fiquei anos sem namorar alguém novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todas tem medo de na hora H não conseguir corresponder, mas se vc se sente envolvida com a pessoa consegue se soltar e desfrutar. Talvez o fato da diferença de idade tenha sido um problema, afinal 20 anos são duas décadas, existem diferenças na forma de pensar e agir. Espero que vc encontre alguém, pois sexo sem intimidade não tem muita graça.

      Excluir
  9. Minhas três ex namoradas eram puritanas e não podia isso, não podia aquilo, com a luz acessa não dá, assim não quero, dessa forma não gosto... Mandei as três platarem batata e parti para a próxima. Hj estou namorando uma com quem compartilho tudo e graças a deus, pois já estava achando lésbica era tudo "fresca", kkkkk.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que a intimidade só é difícil de ser construída quando uma das partes tem algum trauma de infância ou mesmo vergonha de alguma coisa, caso contrário, não há porque não conversar com sua parceira, afinal se duas mulheres não se entenderem, vão se entender com quem?

    ResponderExcluir
  11. Existe aquelas pessoas egoístas, que mesmo em um relacionamento, quando diz que ama acaba querendo que tudo seja da forma dela, que ela sempre está certa, as cobranças para que a outra pessoa mude, ou impõe o jeito dela de pensar, tudo isso acaba minando qualquer sentimento e a intimidade fica impossível num relacionamento desse tipo. Chega o momento que a outra se sente sufoca e não vê a hora de poder simplesmente acabar com tudo. Durante um bom tempo eu me senti sufocada, mas agora vejo que tive a minha parcela de culpa também, pois aceitava tudo, ia simplesmente me fechando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Egoismo atrapalha qualquer relacionamento.

      Excluir