quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Rússia rejeita visto para Selena Gomez


A atriz  e cantora Selena Gomez, ex-namorada de Justin Bieber até últimas notícias, foi obrigada a cancelar sua turnê de dois shows “Stars Dance” com apresentações inicialmente previstas para Moscou e São Petersburgo – em 23 e 25 de setembro. Embora a decisão não seja motivada por sua própria vontade, houve recusa das autoridades russas de conceder um visto para a jovem artista entrar no país.
A proibição imposta pelo governo para a cantora é entendida como uma medida para evitar que
Selena se pronuncie sobre os direitos dos homossexuais no estado da Eurásia, que na Rússia acaba de ser regulamentado por uma lei que, como acusam diversas organizações de defesa direitos humanos, viola as liberdades fundamentais e discrimina diretamente os homossexuais.
A atriz estaria conectada com diversos fãs que através de fóruns on-line e redes sociais solicitaram a Selena Gomez apoio para defender a comunidade gay dos ataques diretos do governo. Para evitar o que poderia tornar-se uma situação “embaraçosa” para a Rússia na opinião pública internacional, o Kremlin decidiu tomar medidas drásticas para privar os jovens russos do show que seria prestado por uma das artistas teen mais populares do momento.
O ativista disse que está convencido de que Selena Gomez tornou-se um dos mais influentes entre os adolescentes gays e uma nova geração de jovens mais tolerantes e abertos à diversidade sexual, para que ele espera seguir o vocalista de estrelas como Madonna, Cher e Lady Gaga para falar contra as atrocidades que, em sua opinião, o governo russo comete contra os homossexuais.
O fato é que a Rússia entrou na pauta de muitos artistas depois de fazer ementas constitucionais que abolem o direito de homossexuais, que encadeou numa revolta mundial de artistas e ativistas do direito gay. A proibição tenta dirimir quaisquer ações que venham apoiar os ativistas e as diversas campanhas coletivas que tentam suprimir as leis Russas que ferem os direitos dos homossexuais. O fato do visto de Selena ter sido rejeitado denota que mais uma vez o governo está atuando acuado em um forte linha defensiva, para não permitir aos homossexuais uma vida tranquila.
É um repressão violenta que a mídia tem dado inteira atenção, já que artistas mundialmente influentes como Madonna, Cher, Lady Gaga, entre outros já cancelaram todos os eventos que tinham programado para a Rússia em clara oposição a decisão do governo. Selena Gomez foi mais uma oportunidade do governo retratar qualquer medida internacional de apoiar os grupos gays dentro do pais e o veto de seu visto foi uma forma sútil porém clara de mostrar que o Kremlin ainda possui um certo controle da sua controversa posição.
Fonte:  noticiasbr

Nenhum comentário:

Postar um comentário