segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Santa Catarina reforça vocação para turismo LGBT


O Estado que já é referência em destinos litorâneos, festas de música eletrônica e paisagens cobertas por neve busca agora reforçar sua vocação para atender a mais um segmento turístico: o LGBT.
Diferente dos demais – que focam em aspectos geográficos ou culturais –, o turismo de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros mira em um nicho específico de público cujo principal objetivo é a diversão.
Ao longo da última semana, quem circulou por ruas e avenidas de Florianópolis teve boas chances de topar com um outdoor promocional da Santa Catarina Turismo (Santur) onde se lê: Santa Catarina. Aproveite o melhor destino LGBT do Brasil.

– São poucos os destinos no mundo que têm uma grande publicidade voltada para esse segmento. Na América do Sul, então, são raros. Estamos atentos para esse mercado, que tem um perfil de turista com gasto financeiro elevado, principalmente em lazer – afirma o presidente da Santur, Valdir Walendowsky.

A publicidade pegou carona na 4ª Semana da Diversidade de Florianópolis, em cuja programação estava a 8ª Parada da Diversidade, evento de grandes proporções que lotou a Avenida Beira-Mar Norte com mais de 50 mil pessoas no domingo; boa parte delas são turistas. Depois de transporte e hospedagem, o principal gasto dos turistas LGBT é com festas.

– Santa Catarina, e mais especificamente Florianópolis, tem um conjunto de fatores que atrai essa comunidade. Belezas naturais, ótima infraestrutura de lazer e a receptividade do catarinense, que é um povo carinhoso com o turista independente de ser LGBT ou não – afirma o organizador da Parada da Diversidade de Florianópolis, Audenir de Carvalho.

Em 2012, além de ter sido eleita a Parada mais bonita do país em uma votação de fotos pela internet, Florianópolis se tornou a primeira cidade latinoamericana a sediar a Convenção Global da International Gay and Lesbian Tourism Association (IGLTA), colocando Santa Catarina literalmente na rota do turismo LGBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário