segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Agosto é nosso

É no mês de agosto que se comemora a visibilidade lésbica. Muitas na verdade nem gostam assim de tanta
visibilidade, preferem viver com certa privacidade em torno de sua orientação sexual e é necessário se respeitar isso.
Algumas pessoas me perguntam se tooooodo mundo sabe que eu sou lés.
A verdade é que sabem as pessoas que me interessam, que convivem comigo no meu dia a dia, minha família, amigos mais íntimos e nem tão íntimos assim kkk, o pessoal onde trabalho, a galera da facul. Eu não saio por aí com uma bandeira do arco íris amarrado ao pescoço, mas quando alguém me perguntam eu não me omito e falo tranquilamente que sim, SOU LÉSBICA.
Apesar de não ser ativista, eu acho importantíssimo ter esse mês voltado para as questões do mundo lésbico. Existem muitas questões sociais referentes ao nosso meio que precisam ser solucionadas. Dentro de um contexto de uma sociedade capitalista marcada historicamente pelo patriarcado, machismo e heteronormatividade, sem dúvidas as relações lésbicas são mais susceptíveis a discriminações sociais, pois questionam duplamente o papel da mulher nesta sociedade, sendo atacadas por homofóbicos e machistas conservadores.
Já li em diversos blogs, que haverá muitas atividades neste mês em várias cidades espalhadas pelo país, em especial os grandes centros.
Eu irei procurar alguma coisa por aqui por perto e caso de certo de participar eu colocarei aqui a minha experiência.
Enquanto isso eu desejo a todas nós, uma vida de muita paz interior, não é fácil ficar o tempo todo se perguntando, por que eu? É necessário nos aceitarmos primeiro, só assim as pessoas ao nosso redor iram nos aceitar. Para muitas o caminho é longo e difícil, mas é essencial que isso aconteça. Viver se escondendo dos outros é uma escolha de cada uma, mas não tem como se esconder de nós mesmos.
Lembrando que o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, é comemorado em 29 de agosto. Este dia surgiu das lutas contra a homofobia no ano de 1996 em que se realizou o 1° Seminário Nacional de Lésbicas – SENALE. A necessidade de se estabelecer este dia surgiu devido a condição da mulher lésbica de ser duplamente oprimida e explorada.

Que neste mês de agosto possamos sair do armário pelo menos para o nosso EU.

Beijos
Angie...

Nenhum comentário:

Postar um comentário