sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Josafá Filho sobre Filipinho, de Sangue Bom: ‘’Quando falam que ele é gay, ele fica bravo. Ele ainda está se descobrindo’’

A experiência em fazer teatro e dança ajudou Josafá Filho, 28 anos, a se destacar e a chamar a atenção de
Vincent Villari e Maria Adelaide Amaral. O ator, atualmente em Sangue Bom, no papel de Filipinho, apelidado de ‘Famosinho da Casa Verde’, havia trabalhado com os autores no remake de Ti Ti Ti e, através disso, conseguiu o papel na atual novela das sete da Rede Globo.

Mas, além de conseguir o trabalho, Josafá está rodeado de atores de peso no meio artístico, com quem não só criou uma amizade, como também aprende todos os dias. Entre eles estão Malu Mader e Felipe Camargo, que interpretam Rosemere e Perácio, pais de Filipinho na trama. “A minha admiração por eles só aumentou depois que começamos a trabalhar juntos”, contou o ator em entrevista por telefone à Contigo! Onilne. Saiba mais sobre sua história.

Desde a infância

A paixão pelo teatro começou quando Josafá ainda era criança. “Foi escrevendo as minhas próprias peças aos 10 anos. Fiz uma versão de Sai de Baixo, chamadaFamília Maluca. Na adolescência, eu era o líder do grêmio, fazia festas e arrecadava dinheiro para fazer as produções. Trabalhei no teatro e fiz faculdade de dança”, contou o ator, que nasceu em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo.

Filho de pais separados, Josafá conta que eles o incentivaram na carreira. “Meu pai é marceneiro, ele construía os cenários para mim. Eu pintava também, cerrava. Sempre que vou fazer minhas peças, performances eu mesmo cerro, pinto, faço meu cenário. Eu gosto de transitar em todas as partes de uma produção”.

Já a mãe, sempre demonstrou apoio ao filho. “Ela é mega corujona, de incentivar mesmo, desde a época da escola, ela gravava minhas apresentações. Mas ao contrário da Rosemere [personagem de Malu Mader] que é super protetora, ela me criou para que eu fosse para o mundo”, explicou.

Os primeiros trabalhos profissionais de Josafá foram com o teatro infantil. “Entrei para a escola de teatro aos 17 anos e, depois comecei a trabalhar em uma companhia”, lembrou.

Malu Mader

Quando descobriu que trabalharia diretamente com uma das atrizes mais renomadas da televisão, Malu Mader, Josafá conta que a parceria já rendeu uma amizade: “Foi mega inspirador, porque lógico que naturalmente ela é um ícone de uma geração. A conhecendo pessoalmente eu me tornei realmente um grande fã, porque ela é uma pessoa intensa, dedicada, temos muitos pontos parecidos. Ela é muito do trabalho, passamos as cenas várias vezes. Tivemos essa identificação direta, está sendo algo super especial”.

Quem também Josafá não poupou elogios foi Felipe Camargo: “Ele é um grande ator. Tenho uma grande admiração muito grande por ele”.

O futuro de Filipinho

O personagem de Josafá Filho passa por muitas aprovações, entre elas, a forma protetora como é criado pela mãe, Rosemere, além dele ainda estar se descobrindo, percebendo se é aquela fama que deseja ou não. Outra questão é que esta mãe super-protetora sempre quer saber se o filho tem uma namorada ou não e, nas cenas, Filipinho se mostra um pouco confuso e até mesmo com medo de falar a respeito. Há boatos de que o personagem tenha dúvidas sobre sua opção sexual e Josafá também não sabe qual será o destino do ‘Famosinho da Casa Verde’.

“Está tendo uma grande expectativa com relação a isso. Eu procuro não adiantar a história porque ela vai ganhar mais força. Ele está se descobrindo, está na transição da adolescência para a vida adulta. Ele é tímido nesse aspecto, sempre que as mulheres dão em cima dele, ele recua. Quando falam que ele é gay, ele fica bravo. O traço da pureza é forte nele. O Filipinho está amadurecendo da forma de perceber o que ele realmente sente”, explicou.

“Hoje em dia já estou fazendo o Filipinho de outra forma. O mundo da fama está obrigando ele a amadurecer, a ponto dele perceber se ele é gay ou não, do que ele deseja e se o sonho dele ser um ator de musical, se é mais da mãe do que dele mesmo”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário