terça-feira, 20 de agosto de 2013

Entrevistas de Elizabeth Bishop são lançadas em livro às vésperas da estreia de Flores Raras

Entrou em cartaz nos cinemas brasileiro nessa sexta-feira, 16 de agosto, o drama lésbico “Flores Raras”, dirigido por Bruno Barreto e contando a história de amor entre a poetisa Elizabeth Bishop e a arquiteta Lota de Macedo Soares. No vácuo do filme, ganha lançamento no Brasil um livro que reúne algumas raras entrevistas concedidas por Elizabeth, sempre muito tímida.

"Conversas com Elizabeth Bishop" (Autêntica Editora) é a reunião de 24 matérias veiculadas na imprensa internacional e brasileira sobre a escritora norte-americana, que viveu no Brasil ao lado de Lota. Muito reservada, Elizabeth Bishop dava poucas entrevistas. De maneira resoluta e parcimoniosa, a poeta construiu uma defesa contra a exposição.

Sua timidez natural a manteve fora dos refletores e serviu para chamar a atenção do público apenas para seus poemas. Muito cautelosa ao dar entrevistas, Elizabeth preferia receber os entrevistadores em lugares que lhe fossem familiares. Esses lugares, no Brasil, eram a Fazenda Samambaia, em Petrópolis, o apartamento na praia do Leme, no Rio, ou a Casa Mariana, em Ouro Preto. Em Boston, os entrevistadores eram convidados ao seu apartamento e em Nova York ela escolhia seu clube, o Cosmopolitan.

Em Conversas com Elizabeth Bishop, livro organizado por George Monteiro, que chega pela primeira vez ao público brasileiro, é recriada a vida da poeta ao lado de Lota no Brasil. Estão presentes algumas das mais importantes entrevistas e conversas com Elizabeth Bishop, em uma seleção de textos que permite ao leitor conhecer melhor uma das maiores poetisas dos Estados Unidos do século XX.

A obra conta com uma cronologia da escritora e 24 reproduções de matérias veiculadas em grandes jornais e revistas norte-americanos, brasileiros e de outros países, como o New Yorker, Boston Post, London Times, New York Post, entre 1950 a 1986. Em português, estão reproduzidas as entrevistas concedidas ao Correio da Manhã, Jornal do Brasil, Revista Visão e O Globo, no período em que a escritora viveu aqui.

“Conversas com Elizabeth Bishop” – organizado por George Monteiro
Autêntica Editora
192 páginas
R$ 39


Fonte: Mix Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário